Violência doméstica. Projeto europeu visita SEIVD de Lisboa
A SEIVD (Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica) de Lisboa, prosseguindo aos seus objetivos de intercâmbio de experiências e conhecimento, recebeu, esta quarta-feira, mais de duas dezenas de participantes numa visita de estudo integrada no projeto europeu 2Guether4Victims.
O projeto 2Guether4Victims, cofinanciado pela Comissão Europeia, reúne onze parceiros de sete países europeus e tem como objetivo melhorar a prestação de serviços de apoio às vítimas de violência de género e de violência doméstica (VD/VG), disponibilizados pelas organizações não governamentais (ONG), assim como aperfeiçoar o sistema de avaliação das necessidades individuais dessas vítimas.
A visita resultou de um pedido de colaboração da FEM (Feministas em Movimento) e da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), parceiras do 2Guether4Victims, as quais também estiveram presentes.
Os trabalhos iniciaram-se com uma sessão, que decorreu no espaço HUB do Campus de Justiça, e na qual magistrados das SEIVD de Lisboa e de Sintra - ambas do DIAP Regional de Lisboa – analisaram o crime de violência doméstica e o modelo e experiência de trabalho das SEIVD. Também a coordenadora do GIAV - Gabinete de Informação e Apoio às Vitimas de Violência Doméstica junto da SEIVD de Lisboa – explicou o funcionamento desta estrutura.
Após a sessão de trabalho, que contou igualmente com magistrados da SEIVD do Seixal, foi efetuada uma visita às instalações da SEIVD de Lisboa, do GIAV e do RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima), o que permitiu o contacto direto dos participantes com o modelo e com todos os que exercem funções naquelas estruturas.