Simp

Está aqui

Catalisadores. Furto e recetação. Diligências. MP. DIAP Regional de Lisboa

15 dez 2022

No âmbito de inquérito dirigido pela 1.ª Secção do DIAP Regional de Lisboa, estão em curso quase duas dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias. Estas diligências têm lugar na área metropolitana de Lisboa.

Nesta operação foram ainda efetuadas seis detenções.

No processo investiga-se uma organização suspeita de se dedicar à subtração de catalisadores, compra de catalisadores subtraídos a terceiros e respetiva revenda a entidades operadoras de resíduos. Estas entidades, que se encontrarão integradas na estrutura do grupo, colocariam os componentes no mercado externo e forjariam documentos com vista a ocultar as transações. Indicia-se ainda uma ocultação de rendimentos perante a autoridade tributária e uma ocultação de rendimentos obtidos com a atividade em causa, esta por via da sua dissimulação, quer através do sistema bancário quer da aquisição de bens.

Em causa estão factos suscetíveis de integrar crimes de associação criminosa, furto qualificado, recetação qualificada, fraude fiscal qualificada, falsificação de documentos e branqueamento.

Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

As diligências estão a ser executadas pela Polícia de Segurança Pública e pela Autoridade Tributária e Aduaneira, tendo sido constituída equipa mista de investigação.